1ºA/B/C - 2012

1)- Leia as letras de música abaixo e, em seguida, ouça-as com atenção.
 Clique nos vídeos para ouvi-las.

TEXTO I:
Tempo perdido


Todos os dias quando acordo
Não tenho mais
O tempo que passou
Mas tenho muito tempo
Temos todo o tempo do mundo…
Todos os dias
Antes de dormir
Lembro e esqueço
Como foi o dia
Sempre em frente
Não temos tempo a perder…
Nosso suor sagrado
É bem mais belo
Que esse sangue amargo
E tão sério
E Selvagem! Selvagem!
Selvagem!…
Veja o sol
Dessa manhã tão cinza
A tempestade que chega
É da cor dos teus olhos
Castanhos…
Então me abraça forte
E diz mais uma vez
Que já estamos
Distantes de tudo
Temos nosso próprio tempo
Temos nosso próprio tempo
Temos nosso próprio tempo…
Não tenho medo do escuro
Mas deixe as luzes
Acesas agora
O que foi escondido
É o que se escondeu
E o que foi prometido
Ninguém prometeu
Nem foi tempo perdido
Somos tão jovens…
Tão Jovens! Tão Jovens!…


TEXTO II:
Oração Ao Tempo



És um senhor tão bonito
Quanto a cara do meu filho
Tempo tempo tempo tempo
Vou te fazer um pedido
Tempo tempo tempo tempo...
Compositor de destinos
Tambor de todos os itmos
Tempo tempo tempo tempo
Entro num acordo contigo
Tempo tempo tempo tempo...
Por seres tão inventivo
E pareceres contínuo
Tempo tempo tempo tempo
És um dos deuses mais lindos
Tempo tempo tempo tempo...
Que sejas ainda mais vivo
No som do meu estribilho
Tempo tempo tempo tempo
Ouve bem o que te digo
Tempo tempo tempo tempo...
Peço-te o prazer legítimo
E o movimento preciso
Tempo tempo tempo tempo
Quando o tempo for propício
Tempo tempo tempo tempo...
De modo que o meu espírito
Ganhe um brilho definido
Tempo tempo tempo tempo
E eu espalhe benefícios
Tempo tempo tempo tempo...
O que usaremos prá isso
Fica guardado em sigilo
Tempo tempo tempo tempo
Apenas contigo e comigo
Tempo tempo tempo tempo...
E quando eu tiver saído
Para fora do teu círculo
Tempo tempo tempo tempo
Não serei nem terás sido
Tempo tempo tempo tempo...
Ainda assim acredito
Ser possível reunirmo-nos
Tempo tempo tempo tempo
Num outro nível de vínculo
Tempo tempo tempo tempo...
Portanto peço-te aquilo
E te ofereço elogios
Tempo tempo tempo tempo
Nas rimas do meu estilo
Tempo tempo tempo tempo...

                                                                      (Disponível em http://letras.terra.com.br/caetano-veloso/47060/)
 


MÁQUINA DO TEMPO
Flávio Venturini


Finjo não saber que o tempo passa logo
Finjo pra tentar conter a minha dor
Finjo não notar, mas toda noite choro
Choro de saudade do que já se foi
Ah que bom seria se o tempo voltasse
Pra fazer tudo de novo, meu amor!
É como se a vida nunca acabasse
Reviver os passos seja como for
Lembrar do que foi bom
Mas também quero tropeçar nas mesmas pedras do caminho
Refazer a mesma rota que meu coração traçou
Deixa eu voltar, quero voltar,
Entrar na máquina do tempo é só ilusão, eu sei
Quero voltar,
Quero viver o mesmo sonho e de novo encontrar você
Lembrar do que foi bom
Mas também quero tropeçar nas mesmas pedras do caminho
Refazer a mesma rota que meu coração traçou
Deixa eu voltar, quero voltar,
Entrar na máquina do tempo é só ilusão, eu sei
Quero voltar,
Quero viver o mesmo sonho e de novo encontrar você
(Disponível em http//letras.terra.com.br/flavio-venturini/132740)


         Ao estudarmos o gênero textual crônica, descobrimos que o termo tem origem grega, Chronos, e significa tempo. Esse gênero textual caracteriza-se por ser um relato em permanente relação com o tempo. Aprendemos também que a crônica apresenta fatos do cotidiano com uma linguagem geralmente informal, levando o leitor a refletir sobre determinado assunto / tema. Normalmente é veiculada em jornais e revistas.
        Considere os estudos e reflexões que fizemos para resolver as seguintes atividades.

2)- Analise cada texto considerando os seguintes aspectos:

a)- forma textual;
b)- assunto;
c)- figuras de linguagem;
d)- concepção de tempo.

3)- Compare a concepção de tempo desenvolvida em cada letra de música. Em seguida, elabore um parágrafo dissertativo em que você estabeleça relações de semelhanças e diferenças entre as abordagens feitas.


4)- Produza uma crônica em que você desenvolva reflexões acerca da passagem do tempo. Mantenha o uso da norma padrão e o foco narrativo em 3ª pessoa. Capriche!