No texto acima, o enunciador, representado pelo governo federal, em comemoração aos 150 anos de surgimento da Caixa Econômica Federal, reforça a responsabilidade e o compromisso que o banco sempre teve para com o povo – a classe trabalhadora.
O enunciador vale-se de uma autoridade, reconhecida e legitimada pela sociedade, D. Pedro II, a fim de evidenciar o seu compromisso com o público alvo, o qual é constituído pelas “classes menos favorecidas”.
O texto apresenta o slogan do banco “CAIXA 150 ANOS – UMA HISTÓRIA ESCRITA POR TODOS OS BRASILEIROS”, do governo federal "BRASIL - UM PAÍS DE TODOS - GOVERNO FEDERAL" e uma organização textual que se revela através do título “Em 1861, nascia o banco que não mede seus lucros só pelos números”, do texto – propriamente dito – e da assinatura “Brasil / Governo Federal” seguido do logotipo do banco.
Nota-se que o título apresenta um enunciado incompleto, dando margem à interpretação do leitor. Dessa maneira, o título deixa subtendido que não é apenas os lucros que fazem parte dos interesses do banco, reforçando ainda mais a missão de “ser o cofre seguro das classes menos favorecidas”.
No texto, predomina a norma padrão e a simplicidade da linguagem, favorecendo a interpretação do leitor.
O objetivo desse texto publicitário é passar segurança, credibilidade e confiança aos leitores / clientes. Nesse texto, não se trata da divulgação de um produto, mas do nome da Instituição e da experiência adquirida ao longo de 150 anos.
Os telefones que estão disponíveis ao leitor, “da ouvidoria" e para "informações, reclamações, sugestões e elogios” revelam a idoneidade da instituição e a certeza que possui de estar prestando serviços de qualidade. Além de evidenciar que trata-se de uma empresa que prima pelo atendimento a seus clientes.
Em consonância com as informações verbais, a linguagem icônica (não-verbal), utilizada no texto, contribui para ressaltar a ideia de tradição e da experiência adquirida pela empresa durante o decurso desses 150 anos. As imagens remetem à história evolutiva da caneta, desde o período da pena à era da caneta esferográfica, deixando subtendido que a história do banco é correlata à história da caneta.
A cor empregada nas imagens das canetas também contribui para ressaltar os 150 anos de existência do banco. Enquanto a fotografia da pena apresenta tons neutros e ofuscamento da imagem, evidenciando o período passado, a fotografia da caneta apresenta excelente qualidade, com imagem nítida e colorida, destacando o período atual vivenciado pelo banco.
Além dessas características, todo o texto é envolto de cores em tom pastel, tornando-o semelhante a um documento histórico (em pergaminho), reforçando a ideia de história constituída pela empresa durante os 150 anos de inauguração.
3. Publicidade veiculada em mídia radiofônica:
Transcrição da publicidade:
Som semelhante ao sinal de uma escola – indicativo de intervalo.
Som de grupos de alunos conversando serve de plano de fundo para o diálogo que segue:
- Oh, Cíntia, quanto você tirou na prova?
- Eu tirei 10, e você?
- Ah, eu tirei 4,5. Não sei por que, sendo que eu estudei.
- Como você faz para tirar nota tão boa?
- Ah, eu complemento os meus estudos no site Kliceducação. Lá tem muito conteúdo e eu tiro todas as minhas dúvidas.
ACESSE O PORTAL KLICEDUCAÇÃO. O SITE ELABORADO POR PROFESSORES CONCEITUADOS E COM CONTEÚDO CONFIÁVEL. PORTAL KLIC EDUCAÇÃO – A BASE DO SEU CONHECIMENTO.
As informações não verbais (sons), que permeiam o texto publicitário em análise, são fundamentais para situar o ambiente em que se passa o diálogo (escola), bem como para definir o público alvo do texto (alunos / estudantes).
A informação verbal, por ser constituída a partir do diálogo entre pessoas comuns (Cíntia?), amplia a abrangência do público, pois evidencia que qualquer pessoa poderá acessar o site e obter um bom conteúdo para estudo.
Por se tratar de um diálogo, predomina no texto verbal a oralidade. Portanto, o texto apresenta considerável uso de interjeições que demarcam as hesitações que ocorrem na fala.
O conteúdo do diálogo também constitui uma estratégia altamente persuasiva, pois transmite a ideia de que o estudante que acessa o site kliceducacao e que tem o hábito de estudar nesse aparato tecnológico aumenta o seu desempenho nas tarefas escolares.O texto proferido pelo locutor estimula, induz o educando a acessar o site kliceducacao através do verbo no modo imperativo “acesse” e de expressões valorativas “O site elaborado por professores conceituados e com conteúdo confiável”, “Portal Kliceducao – a base do seu conhecimento”.
O texto também caracteriza-se pela concisão e objetividade. Em apenas 32 segundos, o texto combina elementos verbais e não-verbais (som) a fim de influenciar o seu público para que realize determinada tarefa, no caso, para que os estudantes acessem o site kliceducacao e adquiram os pacotes e cursos oferecidos pelo portal.
4. Publicidade veiculada em mídia jornal digital:
O anúncio publicitário funciona, na página do jornal, como um link que conduz o leitor / consumidor ao site da Volkswagen, no caso, a empresa responsável pela divulgação do produto.
Nesse texto, tanto as informações verbais quanto as não-verbais (imagens) estão em movimento, o que contribui para chamar a atenção do leitor e para atrai-lo para a leitura do texto verbal. Cores fortes, imagens e textos vibrantes destacam o produto divulgado e determinam o público alvo: leitores da Folha on-line.
Esse texto também caracteriza-se pela objetividade e concisão. Frases curtas e diretas contribuem para facilitar a interpretação. Uso de modalizadores “apenas” constitui estratégia persuasiva, pois deprecia o valor do produto, ou seja, deixa eminente que o consumidor estará adquirindo um produto excelente “Sorana” e estará pagando pouco por ele. O emprego de verbos no imperativo “clique” e “confira” influencia diretamente o consumidor, propondo o que deve ser feito para a aquisição do produto.
O texto também disponibiliza facilidade de pagamento (parcelamento do veículo em 60 meses) para que o leitor perceba facilidade em adquirir o veículo anunciado.
Em todos os texto analisados, constatou-se algumas características unânimes que contribuem para delinearmos algumas especificidades do texto publicitário, tais como:
Elaboração de frases curtas, objetivas e concisas.
Linguagem verbal e não-verbal estabelecendo relação de interdependência na produção de sentidos.
Estratégias persuasivas: verbos no imperativo, cores e letras vibrantes, uso de operadores argumentativos e de modalizadores, logotipo, etc.
Imagens que induzem a leitura do texto.
Expressões valorativas.
Tendência ao coloquialismo.
Intencionam conduzir o leitor à ação de compra.
Entretanto, de acordo com a mídia em que os textos são veiculados, apresentam recursos diferenciados como letras em movimento - para os anúncios veiculado no jornal digital e o som - para os anúncios divulgados em mídia radiofônica. Tais recursos, embora diferenciados, segundo disponibilização das mídias, contribuem para a realização de um mesmo objetivo: a promoção de determinado produto / marca ou serviço.