sábado, 22 de janeiro de 2011

ANÁLISE DE TEXTOS PUBLICITÁRIOS

Os textos selecionados para análise foram publicados nos seguintes suportes:



- Jornal radiofônico (via internet)


Os objetivos que norteiam a análise proposta são:

- Descrever as características linguísticas dos textos em estudo.  
        
- Identificar a variedade linguística utilizada e relacionar tal uso com seu público-alvo.

- Discutir como a linguagem verbal e a linguagem não-verbal (fotografia,som) relacionam-se
para produzir sentidos e servir de propósito para persuadir os leitores dos textos escolhidos.


Reflexões gerais:

A afirmação de que a função conativa ou imperativa é predominante na linguagem publicitária é incontestável, pois evidencia forte apelo ao leitor/consumidor.  

Através dos textos publicitários, o locutor/enunciador intenciona persuadir o interlocutor/enunciatário. Para que essa persuasão ocorra e, de fato, o leitor/consumidor torne-se seduzido pelo produto ou serviço anunciado, o locutor/enunciador utiliza inúmeras estratégias.


Abaixo, observaremos quais foram as estratégias utilizadas  e como elas se articulam para que se cumpra os objetivos comunicativos de cada texto.

1.Texto publicado em jornal impresso:

                                 Publicidade veiculada no Jornal Estado de Minas, cad. "Divirta-se", em 21/01/2010


Ao observarmos o texto, percebemos de imediato que há uma estrutura organizacional que nos permite constatar um enunciador, representado pela empresa Tramontina, um enunciatário (público alvo) que está explícito no subtítulo “Lançamento exclusivo para leitores Estado de Minas” e um produto que está sendo divulgado – uma coleção de panelas.

O texto apresenta um título “Linha Retrô Tramontina”, um subtítulo “Lançamento exclusivo para leitores Estado de Minas”, o texto – propriamente dito – “Uma coleção completa para deixar sua cozinha mais bonita e mais funcional” e a “assinatura”, no caso, o logotipo da empresa Tramontina. Todas essas informações verbais articulam-se de maneira veemente à linguagem não-verbal, que traduz o produto anunciado em objeto de desejo do leitor/consumidor.

A informação não verbal  é essencial para a produção de sentidos, pois além de chamar a atenção do consumidor para realizar a leitura das informações verbais, contribui para dar credibilidade ao discurso, legitimando e dando a conhecer o produto anunciado.

Embora tenha anunciado anteriormente que o subtítulo evidencia, de maneira explícita, o público a que o anunciante almeja alcançar, pelas cores utilizadas na linguagem icônica, pode-se inferir que trata-se, ainda, de um público feminino. Isso porque as cores utilizadas conduzem-nos a esse raciocínio. Como plano de fundo, o enunciador optou por um tom de azul claro, o qual remete o leitor a uma sensação de harmonia e tranquilidade. Contrastando com essa tonalidade de azul emerge o conjunto de panelas Tramontina – em cores escuras e com tons rosas. Ademais, buquês de rosas, pássaros, borboletas e o desenho de uma menina próxima a uma das panelas contribuem para especificarmos esse público.

No texto verbal predomina a norma padrão. Todavia, o texto revela-se simples, fácil de ser apreendido, formado apenas por uma frase, a qual foi elaborada objetivamente, obedecendo a ordem direta (sujeito + predicado). Também foi utilizado a repetição de operadores argumentativos “mais”, a fim de ressaltar as vantagens de se adquirir o produto anunciado.

No subtítulo, a palavra “exclusivo” evidencia a importância do público alvo e contribui para aguçar a sua vaidade. Afinal, transmite a ideia de que a empresa Tramontina pensou nesse público e projetou um produto unicamente para ele.

Abaixo das informações verbais e não-verbais são expostos ao público alvo contatos (telefones / site) e formas de pagamento. Essas informações denotam ao consumidor facilidade e comodidade na hora de realizar a compra.


2. Publicidade veiculada em mídia impressa:

                                                         Publicidade veiculada na revista "ISTOÉ", nº2149, em 19/01/2010


No texto acima, o enunciador, representado pelo governo federal,  em comemoração aos 150 anos de surgimento da Caixa Econômica Federal, reforça a responsabilidade e o compromisso que o banco sempre teve para com o povo – a classe trabalhadora.

O enunciador vale-se de uma autoridade, reconhecida e legitimada pela sociedade, D. Pedro II, a fim de evidenciar o seu compromisso com o público alvo, o qual é constituído pelas “classes menos favorecidas”.

O texto apresenta o slogan do banco “CAIXA 150 ANOS – UMA HISTÓRIA ESCRITA POR TODOS OS BRASILEIROS”, do governo federal "BRASIL - UM PAÍS DE TODOS - GOVERNO FEDERAL" e uma organização textual que se revela através do título “Em 1861, nascia o banco que não mede seus lucros só pelos números”, do texto – propriamente dito – e da assinatura “Brasil / Governo Federal” seguido do logotipo do banco.

Nota-se que o título apresenta um enunciado incompleto, dando margem à interpretação do leitor. Dessa maneira, o título deixa subtendido que não é apenas os lucros que fazem parte dos interesses do banco, reforçando ainda mais a missão de “ser o cofre seguro das classes menos favorecidas”.

No texto, predomina  a norma padrão e a simplicidade da linguagem, favorecendo a interpretação do leitor.

O objetivo desse texto publicitário é passar segurança, credibilidade e confiança aos leitores / clientes. Nesse texto, não se trata da divulgação de um produto, mas do nome da Instituição e da experiência adquirida ao longo de 150 anos.

Os telefones que estão disponíveis ao leitor, “da ouvidoria" e para "informações, reclamações, sugestões e elogios” revelam a idoneidade da instituição e a certeza que possui de estar prestando serviços de qualidade. Além de evidenciar que trata-se de uma empresa que prima pelo atendimento a seus clientes. 

Em consonância com as informações verbais, a linguagem icônica (não-verbal), utilizada no texto, contribui para ressaltar a ideia de tradição e da experiência adquirida pela empresa durante o decurso desses 150 anos. As imagens remetem à história evolutiva da caneta, desde o período da pena à era da caneta esferográfica, deixando subtendido que a história do banco é correlata à história da caneta. 

 A cor empregada nas imagens das canetas também contribui para ressaltar os 150 anos de existência do banco. Enquanto a fotografia da pena apresenta tons neutros e ofuscamento da imagem, evidenciando o período passado, a fotografia da caneta apresenta excelente qualidade, com imagem nítida e colorida, destacando o período atual vivenciado pelo banco.

Além dessas características, todo o texto é envolto de cores em tom pastel, tornando-o semelhante a um documento histórico (em pergaminho), reforçando a ideia de história constituída pela empresa durante os 150 anos de inauguração.

3. Publicidade veiculada em mídia radiofônica:




Transcrição da publicidade:

Som semelhante ao sinal de uma escola – indicativo de intervalo.

Som de grupos de alunos conversando serve de plano de fundo para o diálogo que segue:

- Oh, Cíntia, quanto você tirou na prova?
- Eu tirei 10, e você?
- Ah, eu tirei 4,5. Não sei por que, sendo que eu estudei.
- Como você faz para tirar nota tão boa?
- Ah, eu complemento os meus estudos no site Kliceducação. Lá tem muito conteúdo e eu tiro todas as minhas dúvidas.

ACESSE O PORTAL KLICEDUCAÇÃO. O SITE ELABORADO POR PROFESSORES CONCEITUADOS E COM CONTEÚDO CONFIÁVEL. PORTAL KLIC EDUCAÇÃO – A BASE DO SEU CONHECIMENTO.


As informações não verbais (sons), que permeiam o texto publicitário em análise, são fundamentais para situar o ambiente em que se passa o diálogo (escola), bem como para definir o público alvo do texto (alunos / estudantes).

A informação verbal, por ser constituída  a partir do diálogo entre pessoas comuns (Cíntia?), amplia a abrangência do público, pois evidencia que qualquer pessoa poderá acessar o site e obter um bom conteúdo para estudo.

Por se tratar de um diálogo, predomina no texto verbal a oralidade. Portanto, o texto apresenta considerável uso de interjeições que demarcam as hesitações que ocorrem na fala.

O conteúdo do diálogo também constitui uma estratégia altamente persuasiva, pois transmite a ideia de que o estudante que acessa o site kliceducacao e que tem o hábito de estudar nesse aparato tecnológico aumenta o seu desempenho nas tarefas escolares.O texto proferido pelo locutor estimula, induz o educando a acessar o site kliceducacao através do verbo no modo imperativo “acesse” e de expressões valorativas “O site elaborado por professores conceituados e com conteúdo confiável”, “Portal Kliceducao – a base do seu conhecimento”.

O texto também caracteriza-se pela concisão e objetividade. Em apenas 32 segundos, o texto combina elementos verbais e não-verbais (som) a fim de influenciar o seu público para que realize determinada tarefa, no caso, para que os estudantes acessem o site kliceducacao e adquiram os pacotes e cursos  oferecidos pelo portal.

4. Publicidade veiculada em mídia jornal digital:




O anúncio publicitário funciona, na página do jornal, como um link que conduz o leitor / consumidor ao site da Volkswagen, no caso, a empresa responsável pela divulgação do produto.

Nesse texto, tanto as informações verbais quanto as não-verbais (imagens) estão em movimento, o que contribui para chamar a atenção do leitor e para atrai-lo para a leitura do texto verbal. Cores fortes, imagens e textos vibrantes destacam o produto divulgado e determinam o público alvo: leitores da Folha on-line.

Esse texto também caracteriza-se pela objetividade e concisão. Frases curtas e diretas contribuem para facilitar a interpretação. Uso de modalizadores “apenas” constitui estratégia persuasiva, pois deprecia o valor do produto, ou seja, deixa eminente que o consumidor estará adquirindo um produto excelente “Sorana” e estará pagando pouco por ele. O emprego de verbos no imperativo “clique” e “confira” influencia diretamente o consumidor, propondo o que deve ser feito para a aquisição do produto.

O texto também disponibiliza facilidade de pagamento (parcelamento do veículo em 60 meses) para que o leitor perceba facilidade em adquirir o veículo anunciado.

Em todos os texto analisados, constatou-se algumas características unânimes que contribuem para delinearmos algumas especificidades do texto publicitário, tais como:

  • Elaboração de frases curtas, objetivas e concisas.
  • Linguagem verbal e não-verbal estabelecendo relação de interdependência na produção de sentidos.
  • Estratégias persuasivas: verbos no imperativo, cores e letras vibrantes, uso de operadores argumentativos e de modalizadores, logotipo, etc.
  • Imagens que induzem a leitura do texto.
  • Expressões valorativas.
  • Tendência ao coloquialismo.
  • Intencionam conduzir o leitor à ação de compra.
Entretanto, de acordo com a mídia em que os textos são veiculados, apresentam recursos diferenciados como letras em movimento - para os anúncios veiculado no jornal digital e o som - para os anúncios divulgados em mídia radiofônica. Tais recursos, embora diferenciados, segundo disponibilização das mídias, contribuem para a realização de um mesmo objetivo: a promoção de determinado produto / marca ou serviço.



 

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